sexta-feira, 9 de julho de 2010

expressão da afetividade

Dentro de uma perspectiva existencial-fenomenológica, consideramos a deficiência e a sua expressividade como formas de estar, ser, situar no mundo. Cada ser-no-mundo traz uma marca característica que decorre de suas escolhas, de seu posicionamento diante do campo fenomenal e das possibilidades dadas (sociais, culturais, biológicas, físicas etc). No caso do deficiente, essas marcas são percebidas pelos demais sujeitos se significadas-ressignificadas de diversas maneiras, o que depende do julgamento e conceito que esses demais sujeitos tem sobre as marcas que caracterizam a deficiência do ser percebido.
Do ponto de vista prático, vivo, escolho e me situo no mundo de forma espontanea e de acordo com o que escolho (respondo às perguntas que a vida me impoe. Percebo o preconceito das demais pessoas conforme meus medos, sentimentos negativos entre outros conceitos. Quando vejo uma moça que vem a meu redor e entra em contato com meu campo relacional e a percebo como ameaçadora, como alguém que não se sente atraída por mim. Tudo isso ocorre conforme meus pre-conceitos, juízos de valor etc. Outro dia pedi em namoro uma moça que considerava muito legal, papo cabeça e agradavel. Descobri que ela já tinha outro rapaz. A princípio fiquei triste e me senti frustrado. Mas depois, consegui perceber de forma diferente o fato de ter sido rejeitado. Aconteceu algo interessante, continuamos amigos e percebi o quanto percebe a rejeição amorosa de forma distorcida. Amor é uma construção mútua e devemos nos relacionar de forma mútua e recíproca. Considero essa escolha que fiz autêntica, do ponto de vista da relação, que não caminhava para um romance, e dobponto de vista de eu ainda não ter passado por situações de ter que escolher amar, sentir afeto entre outras características tão humanas quanto a que eu, ser-no-mundo, vivenciei.
Para concluir, cabe ressaltar que, começar a escolher um caminho diferente não é uma tarefa simples e de fácil consecução. Mas devemos começar a pensar, sentir e buscar responder às perguntas feitas pela vida. Somos seres de afeto, paixão, desejo e sentido. Por isso devemos buscar o sentido de viver e de relacionar com outra pessoa. Era o que tinha que ser dito nesse momento de meu existir.

2 comentários: