sábado, 25 de setembro de 2010

Por um mundo com ações e não com palavras:


Atualmente ouvimos muitos discursos vazios, “verborréias” e retóricas por parte de pessoas que surgem nos meios de comunicação de massa. E o que acontecem com as ações, com os pequenos atos e com a vida concreta do ser-humano e com a nossa existência na Terra. Catástrofes, pessoas morrendo de fome por distribuição irregular e indevida de alimentos, queimadas e outros eventos que o sistema social, econômico, cultural e político atual trouxe. Políticos e outras autoridades discursam nos meios de comunicação de massa, pedem votos e prometem mudar a nossa vida. Mas como podemos acreditar nesses discursos sem ao menos termos a certeza das verdadeiras intenções dessas autoridades?
Chegamos a uma era em que o dinheiro, o lucro e o capital se tornam mais importantes do que a vida, o mundo e as pequenas ações das pessoas. Vejo nas ruas pessoas dormindo em caixas de papelão, pedindo esmola por troca de dinheiro para abusarem de drogas. A solidez de nossa sociedade trouxe consigo pessoas estranhas que não estão preocupadas com esses sujeitos espalhados pelas ruas. Paremos para refletir um momento sobre tudo o que fora feito por nós até este momento e passemos a buscar olhar para as belezas da natureza da natureza, para a força desse grande ecossistema que é nossa Terra.
A nossa ação vale mais do que nossos discursos, “falatórios” e “ladainhas” sem valor na prática. A igreja nos ensina a dar mais valor à vida do que ao dinheiro? Mas se não fazemos isso, daí surgem as doenças psíquicas, as devastações naturais e os desastres financeiros e econômicos. Vamos lutar para melhorar nossa vida no planeta, não para destruí-lo, devastá-lo. Somos parte de algo maior, de algo que nos transcende, mas que está em nós também. Começamos com pequenos atos, com ações concretas e com um espírito mais aberto. Plante pequenas árvores, converse com uma pessoa com deficiência física, ensine alguém com dificuldades nos estudos, trabalhe sem estresse, pratique atividades físicas e deixe de votar em políticos corruptos, enfim, seja parte de um cosmo maior que é a sua existência nessa vastidão do Universo. Não pense que suas ações são destituídas de sentido, razões, motivos e quaisquer relações com o mundo ao seu redor. Muitas vezes, precisamos de uma palavra, um gesto feliz e alegre e um abraço, ao invés de bens materiais. Estes são importantes, mas não tanto quanto as ações no aqui-e-agora.
O mundo pode sim renascer, basta que façamos algo para que a natureza retribua nossos esforços. Ações valem mais do que palavras. A exatidão não é o interesse principal desse escrito, mas o que podemos fazer através do que foi exposto.

domingo, 12 de setembro de 2010

Angústia cont...

Luíz da Silva perde seu rumo quando se vê sem sua amada Marina, principalmente por vê-la nos braços de Julião Tavares, este com quem está ressentido e não suporta ver perto da moça. Tenta dormir noites e noites em vão. Perde dinheiro e não paga os aluguéis do local onde reside. Deseja matar um vizinho que diz estar atrapalhando o seu dormir. Planeja tentar reatar com sua amada e beijá-la, além de ver seu rival enforcado. O seu estado de confusão mental faz com que dconfuda realidade com a imaginação. Perdeu o sentido de sua vida, perambula pelas ruas e fica horas imaginando o que as pessoas ao seu redor poderiam estar fazendo, principalmente Marina e Julião Tavares. Sente raiva, ódio, deseja matar, tudo isso em seu pensamento. A confusão mental se instala e seus movimentos existenciais concretos não possibilitados a não ser que pudesse externalizar seus sentimentos e fazer algo concreto para lidar com suas frustrações. A angústia patológica invade seu próprio eu e não vê outra alternativa a não ser beber,fumar e perambular pelas ruas, além de conversar com pessoas comuns e sem interesse por seus assuntos. O pai de Marina conversa com ele e lhe pede para não se casar com a moça. Mas ele pensa em reatar com Marina. Mas não traz para o plano da ação concreta. Sente uma ansiedade antecipatória que os faz sair perambulando e procurando ver o que Marina e Julião poderiam estar fazendo intimamente. A ansiedade não deixa Luíz dormir em paz e lhe prejudica. Não sabe se concretiza ou não suas intenções.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Angústia cont...

Luiz da Silva era um homem que esnobava das pessoas mais simples, com nível intelectual mais baixo, considerando essas mesmas pessoas de forma preconceituosa. Mas não era membro de academias ou universidades como o homem de quem tanto odiara, Julião Tavares. Escrevia sonetos, lia livros com conteúdo não muito bom, ficava sentado, fumava e olhava os vizinho com os olhos entreabertos. Começou um romance com Marina. Desconstrói a Marina verdadeira e cria uma conforme sua mente concebia. Um dia não resiste e beija Marina de tal forma que os seios desta ficam descobertos. Percebe-se o estado de confusão mental do protagonista quando desfragmenta as partes de Marina e as reconstrói de forma distorcida. Diversas noite se encontra com Marina e é tido por isso como um lobisomen por justamente atacar sua vítima durante a noite. Marina decide contar aos seus famíliares que pretendia se casar com Luíz, mas este não concorda muito com a idéia, mas acaba sedendo. Imagina o que deveria dar à moça de presente, gasta economias para lhe oferecer bijuterias, mas a encontra conversando com Julião Tavares, o que lhe traz muita raiva e ressentimento.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Angústia cont...

A personagem do livro de Graciliano Ramos vive, sofre e sente dentro de seu psíquismo, o que lhe traz marcas físicas, pois não há a externalização daquilo que aflige o protagonista. Luíz da Silva possuí um intelecto acima de outras e reclama quando encontra pessoas que não possuem essa mesma capacidade desenvolvida. Conhece uma moça, Marina, mas que ainda sente como sendo um incomodo. Diz ser "travado" perante às mulheres e que é bruto diante de assuntos amorosos, pois sua origem é do campo. Faz serviços em uma repartição, escreve poemas que não publica posteriormente e exerce funções externas sem que haja animo e esforço pessoal para tal realização.
Luíz da Silva representa traços tipicos de uma psicopatologia cujos sintomas são fonte de sofrimento psíquico e de reações físicas. Mas para os olhos de uma sociedade que vive de aparências, cada pessoa que surge no caminho de Luíz da Silva é vista como apresentando algum defeito. Percebe-se que a personagem principal do livro, projeta em outras pessoas suas frustrações, angústias, aflições e características que são suas devido ao adoecimento psíquico.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Angústia

Estou lendo livro Angústia de Graciliano Ramos e já percebi alguns pontos que vou comentar nesse espaço de reflexão. O personagem central do conto acorda depois de dias de sombra e escuridão, mas ainda não se recupera totalmente. Sente-se fraco, com suas mãos enrugadas e velhas, o que não lhe permite escrever como antes. Conta que já havia escrito diversos textos em sua repartição. Criticas aos sistemas políticos vigentes. Mas o que lhe perturba o tempo todo são as lembraças de seu passado que invadem a sua mente sem conexão umas com as outras e que surgem ao mesmo tempo. Anda nas ruas, conversa com pessoas conhecidas, recolhe-se a noite e começa a pesar em sequências de palavras, mas que não são continuadas. Vê-se diante de sua própria morte e das entranhas da terra que o consomem. Vem uma imagem inicial de seu passado no campo, das pessoas que fizeram parte de sua vida, principalmente seu pai que é lembrado através da descrição de uma cena em que é jogado em um rio de grande profundeza em que fora afogado e aprendeu a nadar. Lembra-se também da morte de seu pai em que não chora e se isola em um canto da fazenda. Conversa com um amigo que folheia o jornal com os dedos e critica o sistema político. Seu corpo se move, ma a sua interioridade está frágil. Desempenha o papel do cidadão que convive e trabalha, mas com uma mente perturbada, distorcida e que pensa na morte sua e de seu pai. Fala no purgatório onde se localiza seu pai. Enfim, começa a sofrer sua própria angústia, finitude, está para-a-morte. Surgem no protagonista sintomas de uma patologia que se refletem no seu corpo. A consciência do ressentimento, no caso do protagonista, lhe traz determinados sintomas que se manifestam no corpo físico desse mesmo sujeito.
Revive tão intensamente os conflitos psicopatológicos, mas não os externaliza, tornando sua existência um tormento verdadeiro.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sentimentos

O que estou sentindo nesse momento de minha vida é um misto de saudosismo, esperança, vontade de estar em outro lugar, imenso sentimento de perda e vontade
de recomeçar e de reconstruir a minha existência. Preciso reinventar, redescobrir/descobrir uma vida de sensações, experiências e sentindos não outrora vivenciados por minha pessoa, pelo meu ser, por meu próprio eu. Não venho aqui para reproduzir autores literários, nem para declamar poesias e ser pseudo-intelectual. Venho aqui como a pessoa que sou, para ser eu mesmo. Saber o que quero, quem sou eu, o que eu desejo ser, desejo vivenciar, experimentar e ver, além de descobrir. Posso não ser tão eficiente do ponto de vista da conversa, da comunicação oral. Para falar a verdade, nem pretendo ser esse "bom comunicador", mas preciso comunicar através da escrita o que toca o fundo de minha alma. Viver, amar, relacionar, preciso descobrir tudo que ainda não tive oportunidade de experimentar. Sou inexperiente no amar, no me relacionar, em relação ao que é o humano. Vivi pouco para os sentimentos, mas desejo, amo, sinto, percebo, sou humano como qualquer outro. Quero muito, desejo intensamente, mesmo que brevemente. Espero sentir o que é ser um ser humano em toda sua imensidão, em todo seu esplendor; Toda minha transcendência é movimento e tudo se move rapidamente dentro de mim é transcendência.

domingo, 15 de agosto de 2010

Amiga especial

Amigos, o que dizer sobre amigos?
Posso dizer tanto sobre amigos
São diversos, distintos e únicos
Não apenas nos confortam
são o nosso continente
Não importa a distância
sempre estão conosco
podemos contar com eles
sempre nos dizem algo para levantar nosso astral
Tenho uma amiga leal, sincera e boa gente mesmo
Sei que posso contar com ela e com os seus comentários
Adrielle obrigada por ser minha amiga
Espero nos vermos em breve
vc me deixa mais alto astral
do seu amigo do coração Otávio