terça-feira, 4 de outubro de 2022

Aula

 Fascismo e Bolsonarismo:

  Vamos ter uma aula básica sobre fascismo e bolsonarismo. O fascismo é um movimento político, social, ideológico e cultural de extrema direita que se caracteriza por alguns elementos. Inicialmente, um mito é criado. Mito acerca de um passado glorioso em que o mundo se encontra em pureza. O segundo elemento diz respeito ao fato de o fascismo se utilizar de pequenas comunidades em que há certa hierarquia em termos de papéis. Comunidades representadas pelo patriarcalismo (figura do pai machista e dominador em relação as mulheres). Outros elementos são: preconceito, fanatismo religioso, racismo, ansiedade sexual, misoginia (tratamento indevido as mulheres) etc. A forma de engajamento a apoiadores do fascismo se dá por meio do ódio e do ressentimento.

   Como movimento de massas, o nazi-fascismo se utiliza de um sentimento coletivo de raiva, ira e ódio. Consiste na capitação psicológica de sentimentos, emoções, sensações e quaisquer manifestações psíquicas. Manipulação psicológica daquilo que surge no íntimo do ser humano. Sentimentos reprimidos e mantidos no inconsciente são trazidos ao consciente por meio da manipulação planejada por um líder, no caso, o "grande pai" de uma nação. Este mesmo líder canaliza toda e qualquer expectativa, mesmo irreal, de retorno ao mito de nação perdida. Paraíso perdido, pureza racial, mito da família perfeita, entre outros mitos são retomados no nazi-fascismo.

  Como podemos fazer um paralelo entre fascismo e bolsonarismo? Ao se apropriar dos elementos destacados, o bolsonarismo conseguiu chegar ao poder por meio do processo político. Através de condições históricas e sociais propícias, um grupo de políticos de extrema direita consegue apoio popular necessário. As condições históricas necessárias ao surgimento do bolsonarismo foram dadas durante o período de 2013 a 2016 aproximadamente. Um golpe foi dado pela direita tradicional, o que culmina em um processo de impeachment com relação ao governo de esquerda eleito democraticamente. 

    Em 2018, elegeram um representante da extrema direita por meio do voto popular. Tivemos uma campanha de fake news realizada na internet. O representante da extrema direita não participou de debates durante a campanha. Ao chegar no poder, o líder iniciou um "desmonte" de toda e qualquer política pública que considerasse a população mais pobre. Afetou também outras classes da população, mesmo com apoio das camadas sociais mais tradicionais e conservadoras. Nesse sentido, cabe ressaltar o fato de o bolsonarismo se apropriar dos elementos de um nazi-fascismo. Retoma os elementos fascistas com uma nova roupagem, ou seja, pode ser considerado um neofascismo. Um ex-presidente foi preso injustamente durante 580 dias. Em 2021, o ex-presidente foi considerado inocente e o retorno político foi iniciado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário