domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sentidos

Hoje acordei pensativo e apreensivo sobre o caminho que irei percorrer daqui para frente em minha vida. Mais um ciclo em minha existência se completa neste dia que me encontro. Fiquei vários dias sem sair de minha casa, o que me fez pensar o quanto é importante mudar de ambiente e de rotina. Fui numa casa de shows assistir a um concerto de rock, uma situação até comum para um cara de 25 anos como eu. Mas fiquei intrigado com o fato de que havia outras pessoas com deficiência na mesma casa de show. Percebi como a vida pode ser experimentada, vivenciada e melhor aproveitada.
Esses pequenos momentos mostram para nós que a vida é mais do que ficar em casa e usar o computador, conectar à pessoas na internet. Ou seja, a vida deve ser vivida com intensidade e sem que possamos esperar que as coisas ocorram, pois devemos fazer com que nossa existência se desenrole. Simplesmente esperar que as pessoas venham, que nos seja oferecido um trabalho e que uma companheira surja em nosso caminho. Devemos escolher, nos responsabilizar pelas escolhas e tomarmos uma atitude diferente diante das perguntas que a vida nos faz. Vejo que tenho que mudar muito ao longo de minha vida. Preocupo-me com aspectos insignificantes e com pequenos atos e atitudes sem importância para meu existir, o que traz sofrimento. Perdi meu pai faz quase dois anos e desde então perdi o sentido de minha vida, mas não totalmente, apenas estou um pouco à deriva.
Mas como o decorrer do tempo, principalmente nesse dias de grande mudança, venho refletido mais e visto que posso mudar minha vida e meu destino, pois sou capaz de fazer minha estória com os passos que eu mesmo posso dar e através das minhas escolhas, pois somente eu, Otávio, posso encontrar com um único sentido em minha vida. Ainda não sei qual esse sentido, mas devo dar o primeiro passo. A alegria que vivenciei ontem me fez ver a vida com outros olhos, aqueles olhos das outras pessoas que assistiram ao show no mesmo local. A felicidade que observei quando os fãs da banda de rock gritarem nome de músicas me fez sentir-me animado e com forças para dançar e gritar também. Momentos assim são simples, mas nos revelam muito, pois nos remetem ao fato de que somos humanos e que podemos nos deixar experimentar e vivenciar a vida de uma forma diferente mesmo que haja medos, ressentimentos e angústias. Minha trajetória ao longo da vida continua e sei que posso ser mais maduro como homem, adulto e sujeito que sou.
Estou convivendo de forma diferente com as pessoas que fazem parte desse novo ciclo que se inicia hoje. Às vezes, desentendimentos, brigas e discussões entre eu e minha mãe ocorrem, mas o nosso relacionamento está melhorando, pois a morte de meu pai me fez alterar meus valores de aceitação, criação e atitude. Viktor Frankl me ensinou muito bem que mesmo com as adversidades da vida podemos mudar nossa atitude diante do inevitável e dos fenômenos naturais da vida. A minha aceitação diante do fato de ter que assumir minha maturidade e conviver com o novo companheiro que minha mãe escolheu me torna um pouco mais feliz, alegre e tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário