domingo, 21 de outubro de 2018

O que é ser ético?

Como podemos definir Ética? Significa atingir resultados?
Significa alcançar metas? Significa conquistar objetivos?

   Ética, em sua conceituação, significa agir conforme princípios, valores e princípios que influem em nossa própria conduta. Corresponde a agir por meio de condutas que consideram não apenas os fins, mas também os meios de se atingir esses mesmos fins. Envolve a consideração por outras pessoas, visões, pontos de vista, não apenas os resultados e consequências do agir. Pelo menos deveria ser assim teoricamente. O que percebemos, atualmente, é o indevido entendimento do termo Ética. Vivemos em um período de turbulências políticas. Crimes de corrupção, e lavagem de dinheiro, mortes, intolerância de grupos com relação a outros, discriminação e outras práticas. Os acontecimentos atuais nos fazem repensar o significado da Ética.
          Assistimos incrédulos ao levante de setores conservadores não apenas na política, mas em outros aspectos de nossa sociedade. Atingir metas a todo custo é o que motiva o ser humano contemporâneo. Mas os meios para se ter sucesso? Como fazemos para atingirmos nossos objetivos? Percebemos que as pessoas desejam obter ganhos com certa rapidez, mesmo que, para isso, humilhem, destruam, roubem, subvertam as normas e a própria lei. O significado da Ética se dissolveu em meio de ações que visam beneficiar interesses particulares.

domingo, 15 de abril de 2018

Democracia?

      Chegamos ao ano de 2018 com mais perguntas do que respostas. Democracia, o que significa vivermos em um país democrático? Significa roubar dinheiro público? Significa agir de forma corrupta? Significa sobressair em detrimento das leis? Significa corromper os poderes legislativo, judiciário e executivo, juízes, entidades, decisões constitucionais? Significa articular golpes para manter políticos alvos de processos do Supremo Tribunal Federal? Podemos levantar uma série de questionamentos, mas respostas efetivas ainda não há. Os acontecimentos iniciados no ano passado ainda despertam certo interesse. Desde o final do período da ditadura militar, a democracia ainda não foi ameaçada como agora. Presidente sendo alvo de denúncias e processo de impeachment sem ter sido provado roubo, ex-presidente de esquerda sendo preso, vice-presidente assumindo o poder mesmo cometendo crime de roubo e desvio de dinheiro público. 
          Há vários exemplos que mostram mudanças nem sempre benéficas a Democracia que tanto defendemos no decorrer das lutas. Um retrocesso marca o processo político brasileiro. Vivemos um período de incertezas, dúvidas e de angústia generalizada. Diversos direitos sociais básicos foram e ainda são ameaçados. No ano de 2018, uma eleição se aproxima, mas não há escolhas confiáveis. Como podemos falar em Democracia diante de um prognóstico perturbador como esse? 
"A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal."https://www.significados.com.br/democracia. 

  Não observamos o exercício do poder por parte da população brasileira. Mesmo sendo democrático, o Brasil ainda é distante da verdadeira democracia. A impunidade marca as ações mais rotineiras. Políticas neoliberais também marcam o momento que vivemos. Dinheiro da população é desviado por políticos corruptos. Dinheiro que deveria ser reinvestido em benefício dessa mesma população. Vamos começar a pensar de forma crítica e consciente ao invés de alienada e desvinculada de nosso contexto. A democracia precisa ser resgatada por todos nós.

sábado, 18 de novembro de 2017

Um novo começo

  Da dor surge um novo começo. Começo este que não é simplesmente rasgar a página de nosso passado. Quem tem deficiência como eu sabe o quanto é doloroso o processo de mudança, principalmente devido ao fato de passarmos a lidar com as perdas físicas e seus impactos em outras áreas de nossa vida. Perdemos todos os dias, o que torna nossa vida um desafio a ser superado. Há mais ou menos trinta anos, não se falava em pessoas com doenças neuromusculares adultas. Devido à falta de conhecimento, recursos e auxílio, as pessoas morriam em idades precoces. As doenças neuromusculares são caracterizadas por processos degenerativos, sejam em nervos, músculos, células ou demais partes do corpo. No caso de minha doença, a Distrofia Duchenne, uma alteração genética impossibilita a produção da proteína distrofina, o que acaba enfraquecendo minha musculatura e levando a problemas respiratórios e cardíacos. Conto com o auxílio da prefeitura de minha cidade que fornece gratuitamente um respirador para apnéia. 
    Retornando ao tema de meu escrito, posso almejar um futuro em minha vida, por isso um novo começo para mim. Mas o desafio que preciso superar é o preconceito. O isolamento diante do preconceito das outras pessoas dificulta meu novo começo. Apesar de procurar não me preocupar com a discriminação, ainda me sinto isolado. O novo começo deveria ser compartilhado com o mundo e com as outras pessoas, o que não ocorre com a maioria das pessoas com deficiência. A jornada é solitária e, em diversos momentos, árdua e complicada.

domingo, 17 de setembro de 2017

Dia 17 de Setembro- Dia da luta das Distrofias Musculares e Doenças Neuromusculares.

Lutamos por dias melhores em que todos realmente serão tratados como iguais. Dias em que não haverá distinções entre as pessoas, sejam por cor, raça, gênero, sexo ou quaisquer diferenças. Precisamos romper com todas as formas de preconceito e discriminação, pois somente assim é que construiremos uma sociedade melhor para todos. Mesmo os que já partiram dessa vida fazem parte da trajetória das lutas pela pessoa com deficiência. As sementes já foram plantadas pelos que já se foram. O que precisamos fazer é continuar regando as plantinhas da luta. O crescimento da árvore da luta por melhores condições depende dos esforços de cada um em seus enfrentamentos diários. Em diversos momentos desanimamos diante dos obstáculos, pois não é fácil lidar com a atitude das pessoas. Somos tratados com "invisibilidade" pela maioria das pessoas. Passamos em frente aos outros como se não existíssemos. Mas não podemos desistir de lutar. Nem por um segundo devemos nos entregar. Lutemos cada vez mais por meio de nossas ações nesse mundo.

17 de Setembro Dia de Luta das Distrofias Musculares e Doenças Neuromusculares.

Lutamos por dias melhores em que todos realmente serão tratados como iguais. Dias em que não haverá distinções entre as pessoas, sejam por cor, raça, gênero, sexo ou quaisquer diferenças. Precisamos romper com todas as formas de preconceito e discriminação, pois somente assim é que construiremos uma sociedade melhor para todos. Mesmo os que já partiram dessa vida fazem parte da trajetória das lutas pela pessoa com deficiência. As sementes já foram plantadas pelos que já se foram. O que precisamos fazer é continuar regando as plantinhas da luta. O crescimento da árvore da luta por melhores condições depende dos esforços de cada um em seus enfrentamentos diários. Em diversos momentos desanimamos diante dos obstáculos, pois não é fácil lidar com a atitude das pessoas. Somos tratados com "invisibilidade" pela maioria das pessoas. Passamos em frente aos outros como se não existíssemos. Mas não podemos desistir de lutar. Nem por um segundo devemos nos entregar. Lutemos cada vez mais por meio de nossas ações nesse mundo.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Soldado em Chamas

O soldado em chamas clama por justiça
Clama por glória
Clama por uma chance
Uma chance de brilhar novamente
Sua lamina não brilha como antigamente
Mas seu fogo ainda não se apagou
Cortando uma cabeça de dragão por dia
Matando um leão a cada golpe de espada
O soldado em chamas gloriosas
O fogo volta a iluminar a espada do bravo guerreiro
O soldado em chamas clama por poder
Clama pela eternidade
Luta, luta e luta
Mesmo caindo, se levanta e ergue sua lamina de fogo
A estrela do oriente brilha com intensidade
Correndo em seus cavalos alados, o guerreiro de fogo ergue sua espada
Clama pela eternidade
Os demônios caem e queimam na escuridão
E o soldado em chamas clama
Clama por luz
Clama pelo brilho
Assim é a jornada de cada soldado em chamas
O universo chama cada guerreiro em chamas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Possibilidades

   O futuro é repleto de possibilidades. Refletindo sobre o que vivenciei durante os últimos dias do ano de 2016, percebo o quanto me transformei. Cheguei à conclusão de que o futuro é repleto de possibilidades, não apenas naquilo que eu desejei, mas do que ainda não havia pensado nem imaginado. Venho lutando por uma oportunidade de iniciar uma carreira de psicólogo. Venho realizando provas de concurso em que sou desafiado o tempo todo. Me deparo com inúmeras barreiras, grandes desafios e diversos obstáculos. Minha saúde também vem sendo desafiada durante todo esse ano. Precisei iniciar o uso de um respirador para dormir. Mas estou conseguindo superar esse mesmo obstáculo. Possibilidades estão surgindo, apesar das dificuldades. Meu irmão, Giuliano, também vem enfrentando dificuldades, mas tem superado com garra e força as barreiras. Venho sendo desafiado por novas situações, mas novas soluções tornam-se possíveis. 
      Não é apenas sorte ou sucesso, mas também, impulso de uma fé pela vida e esperança de um futuro. Se não fosse por isso, não sei como poderia continuar minha trajetória. O que me move é justamente essa vontade de continuar caminhando. Outro desafio que venho enfrentando recentemente é a hospitalização de meu avô materno. O fim da vida é um dos assuntos mais fáceis de lidar. Já vivenciei várias mortes, mas aquele sentimento de perda ainda continua. Sei que, apesar de a morte fazer parte da vida, não devemos vive-la durante todo o tempo. Mas o medo sempre me perturba. Possibilidades surgiram com relação ao adoecimento de meu avô. Vivemos momentos de felicidade recentemente. Aproveitamos ao máximo esses momentos ao lado dele. Não tenho arrependimentos quanto a essas vivências. As possibilidades são as boas lembranças. O ano de 2017 também será repleto de possibilidade.