quinta-feira, 14 de maio de 2020

Início do Fim

O fim pode ser transformar no início de algo. Uma possibilidade de se alcançar um novo começo. Basta imaginarmos o fim como o início de novas possibilidades, de outros recomeços e de renovações em nossas vidas. Ciclos terminam em pequenas mortes e recomeçam por meio de nascimentos. Incertezas fazem parte de nossas vidas, mas o que nos torna seres humanos é a nossa vontade de superarmos obstáculos sejam quais forem surgindo. Até morrermos, passamos por diversos períodos de perdas. Pessoas morrem e ficam apenas lembranças, momentos passam e lembranças ficam. 

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Vivemos um período de incertezas e de ansiedade como nunca visto anteriormente em nossa história. O surgimento de uma nova pandemia traz uma série de questionamentos. Passamos a temer por nossas próprias vidas. Um universo  de incertezas se abre diante de cada pessoa. Por um lado, temos a ciência com seu discurso racional e objetivo. Por outro, a religião, política e senso comum. Em termos políticos, autoridades governamentais se utilizam de momentos de tensão para exercerem seu poder de "manipulação social". Ao invés de exercerem o que realmente é o seu papel, não  solucionam efetivamente os problemas sociais. Há uma "guerra de posições" entre os diversos seguimentos do poder. O controle de uma epidemia deveria ser o principal objetivo de qualquer forma de governo. Sinto-me angustiado diante do que ocorre no Brasil. O aumento dos casos de COVID-19  reflete a carência de esforços para o combate desse mesmo vírus. Temos um governante despreparado para comandar um país em plena crise de saúde pública. 

domingo, 21 de outubro de 2018

O que é ser ético?

Como podemos definir Ética? Significa atingir resultados?
Significa alcançar metas? Significa conquistar objetivos?

   Ética, em sua conceituação, significa agir conforme princípios, valores e princípios que influem em nossa própria conduta. Corresponde a agir por meio de condutas que consideram não apenas os fins, mas também os meios de se atingir esses mesmos fins. Envolve a consideração por outras pessoas, visões, pontos de vista, não apenas os resultados e consequências do agir. Pelo menos deveria ser assim teoricamente. O que percebemos, atualmente, é o indevido entendimento do termo Ética. Vivemos em um período de turbulências políticas. Crimes de corrupção, e lavagem de dinheiro, mortes, intolerância de grupos com relação a outros, discriminação e outras práticas. Os acontecimentos atuais nos fazem repensar o significado da Ética.
          Assistimos incrédulos ao levante de setores conservadores não apenas na política, mas em outros aspectos de nossa sociedade. Atingir metas a todo custo é o que motiva o ser humano contemporâneo. Mas os meios para se ter sucesso? Como fazemos para atingirmos nossos objetivos? Percebemos que as pessoas desejam obter ganhos com certa rapidez, mesmo que, para isso, humilhem, destruam, roubem, subvertam as normas e a própria lei. O significado da Ética se dissolveu em meio de ações que visam beneficiar interesses particulares.

domingo, 15 de abril de 2018

Democracia?

      Chegamos ao ano de 2018 com mais perguntas do que respostas. Democracia, o que significa vivermos em um país democrático? Significa roubar dinheiro público? Significa agir de forma corrupta? Significa sobressair em detrimento das leis? Significa corromper os poderes legislativo, judiciário e executivo, juízes, entidades, decisões constitucionais? Significa articular golpes para manter políticos alvos de processos do Supremo Tribunal Federal? Podemos levantar uma série de questionamentos, mas respostas efetivas ainda não há. Os acontecimentos iniciados no ano passado ainda despertam certo interesse. Desde o final do período da ditadura militar, a democracia ainda não foi ameaçada como agora. Presidente sendo alvo de denúncias e processo de impeachment sem ter sido provado roubo, ex-presidente de esquerda sendo preso, vice-presidente assumindo o poder mesmo cometendo crime de roubo e desvio de dinheiro público. 
          Há vários exemplos que mostram mudanças nem sempre benéficas a Democracia que tanto defendemos no decorrer das lutas. Um retrocesso marca o processo político brasileiro. Vivemos um período de incertezas, dúvidas e de angústia generalizada. Diversos direitos sociais básicos foram e ainda são ameaçados. No ano de 2018, uma eleição se aproxima, mas não há escolhas confiáveis. Como podemos falar em Democracia diante de um prognóstico perturbador como esse? 
"A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal."https://www.significados.com.br/democracia. 

  Não observamos o exercício do poder por parte da população brasileira. Mesmo sendo democrático, o Brasil ainda é distante da verdadeira democracia. A impunidade marca as ações mais rotineiras. Políticas neoliberais também marcam o momento que vivemos. Dinheiro da população é desviado por políticos corruptos. Dinheiro que deveria ser reinvestido em benefício dessa mesma população. Vamos começar a pensar de forma crítica e consciente ao invés de alienada e desvinculada de nosso contexto. A democracia precisa ser resgatada por todos nós.

sábado, 18 de novembro de 2017

Um novo começo

  Da dor surge um novo começo. Começo este que não é simplesmente rasgar a página de nosso passado. Quem tem deficiência como eu sabe o quanto é doloroso o processo de mudança, principalmente devido ao fato de passarmos a lidar com as perdas físicas e seus impactos em outras áreas de nossa vida. Perdemos todos os dias, o que torna nossa vida um desafio a ser superado. Há mais ou menos trinta anos, não se falava em pessoas com doenças neuromusculares adultas. Devido à falta de conhecimento, recursos e auxílio, as pessoas morriam em idades precoces. As doenças neuromusculares são caracterizadas por processos degenerativos, sejam em nervos, músculos, células ou demais partes do corpo. No caso de minha doença, a Distrofia Duchenne, uma alteração genética impossibilita a produção da proteína distrofina, o que acaba enfraquecendo minha musculatura e levando a problemas respiratórios e cardíacos. Conto com o auxílio da prefeitura de minha cidade que fornece gratuitamente um respirador para apnéia. 
    Retornando ao tema de meu escrito, posso almejar um futuro em minha vida, por isso um novo começo para mim. Mas o desafio que preciso superar é o preconceito. O isolamento diante do preconceito das outras pessoas dificulta meu novo começo. Apesar de procurar não me preocupar com a discriminação, ainda me sinto isolado. O novo começo deveria ser compartilhado com o mundo e com as outras pessoas, o que não ocorre com a maioria das pessoas com deficiência. A jornada é solitária e, em diversos momentos, árdua e complicada.

domingo, 17 de setembro de 2017

Dia 17 de Setembro- Dia da luta das Distrofias Musculares e Doenças Neuromusculares.

Lutamos por dias melhores em que todos realmente serão tratados como iguais. Dias em que não haverá distinções entre as pessoas, sejam por cor, raça, gênero, sexo ou quaisquer diferenças. Precisamos romper com todas as formas de preconceito e discriminação, pois somente assim é que construiremos uma sociedade melhor para todos. Mesmo os que já partiram dessa vida fazem parte da trajetória das lutas pela pessoa com deficiência. As sementes já foram plantadas pelos que já se foram. O que precisamos fazer é continuar regando as plantinhas da luta. O crescimento da árvore da luta por melhores condições depende dos esforços de cada um em seus enfrentamentos diários. Em diversos momentos desanimamos diante dos obstáculos, pois não é fácil lidar com a atitude das pessoas. Somos tratados com "invisibilidade" pela maioria das pessoas. Passamos em frente aos outros como se não existíssemos. Mas não podemos desistir de lutar. Nem por um segundo devemos nos entregar. Lutemos cada vez mais por meio de nossas ações nesse mundo.

17 de Setembro Dia de Luta das Distrofias Musculares e Doenças Neuromusculares.

Lutamos por dias melhores em que todos realmente serão tratados como iguais. Dias em que não haverá distinções entre as pessoas, sejam por cor, raça, gênero, sexo ou quaisquer diferenças. Precisamos romper com todas as formas de preconceito e discriminação, pois somente assim é que construiremos uma sociedade melhor para todos. Mesmo os que já partiram dessa vida fazem parte da trajetória das lutas pela pessoa com deficiência. As sementes já foram plantadas pelos que já se foram. O que precisamos fazer é continuar regando as plantinhas da luta. O crescimento da árvore da luta por melhores condições depende dos esforços de cada um em seus enfrentamentos diários. Em diversos momentos desanimamos diante dos obstáculos, pois não é fácil lidar com a atitude das pessoas. Somos tratados com "invisibilidade" pela maioria das pessoas. Passamos em frente aos outros como se não existíssemos. Mas não podemos desistir de lutar. Nem por um segundo devemos nos entregar. Lutemos cada vez mais por meio de nossas ações nesse mundo.