toda história tem um final e um desabrochar
toda história tem um decorrer e momento inicial
toda história tem um momento de dor, outro momento de felicidade e um final feliz, seja no sofrimento ou na perda
toda história é uma vida e toda vida é uma história
cada momento é um tempo
e cada tempo é um momento
toda história passa em um decorrer de tempo
e todo tempo passa em um decorrer da história
cada decorrer de tempo muda a nossa vida de uma tal forma que a nossa história precisa ser reescrita cada vez que vamos vivendo
toda história é uma existência e toda existência é uma história
e para dizer mais e sem repetir, devemos tudo à história
a vida de cada pessoa corresponde ao período de tempo da história de todas as outras pessoas
e devemos tudo a esses momentos
........................................................
........................................................
........................................................
........................................................
precisamos entender que a nossa vida corresponde a uma existência singular e única que não pode ser resumida, nem retirada e modificada, tampouco esquecida.
lembramos de nossos entes queridos com todo o nosso íntimo, mas esquecemos de lembrar dos bons momentos de convivência e de existência com essas pessoas.
.............................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
dedico essas palavra a meu falecido pai e a minha mãe presente, pois sem a figura dessas duas pessoas, eu não estaria aqui para contar minha história.
Otávio Naves Micheloto.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
deficiência e incapacidade
Como o próprio nome já diz, a deficiência não é sinônimo de incapacidade ou, pelo menos, não deveria ser tratada como tal. Na verdade, a deficiência corresponde a uma debilidade de ordem fisiológica, psicológica ou social que o sujeito passa a apresentar ou no seu nascimento ou devido a um incidente ao longo de seu desenvolvimento. No caso de surgir no sujeito, a deficiência é mais ou menos ou relativamente estável e persiste se, não pelo menos, toda a vida dessa mesma pessoa que a possui ou adquire. Já no caso da incapacidade, o que se considera é o efeito da deficiência sobre a realização de determinada atividade. A pessoa pode apresentar uma deficiência bem definida, mas diversas incapacidades que podem ou não trazer consequências para essa mesma pessoa.
Por experiência própria, vivo com uma def. genética que poderia me encapacitar, segundo as pessoas que conhecem, mas, na verdade, tenho incapacidades não diretamente relacionadas à minha def. (distrofia muscular progressiva). E agora uma pergunta provocativa: Quais são os aspectos que você considera estáveis em sua vida? E o que pode ser alterado na realização de determinadas tarefas que vc considera extremamente dificeis de serem realizadas? Essas idéias estâo expostas no livro "Enfrentando a Deficiência" de Carolyn L. Vash que é leitura recomendada para os que desejam conhecer mais sobre esse universo espetacular da def.
Agora cabe ressaltar que gosto de ouvir relatos de pessoas e de seu enfrentamento da def.
sábado, 10 de abril de 2010
um ano de morte de Antônio Ricardo Micheloto:
Ao meu velho:
Acordar para ver
ver para crer
escutar para sentir
viver na plenitude e no gosto pela vida em suas pequenas e singelas coisas
andar para longe de nós e rumo à eternidade
sentir cada viver
alegrar a cada momento
ler para nutrir
escutar teu apelo
tuas palavras são como um raiar em minha existência
tanta sabedoria
tanto pesar
neste momento venho diante de ti para
ofertar tua eternidade
meu pai, mentor e mestre de uma vida inteira
dedico esse momento de singelas palavras a você meu pai
obrigado por tudo!!!!!!!!3
descanse em paz nesse 11-04-2010
que assim seja
Acordar para ver
ver para crer
escutar para sentir
viver na plenitude e no gosto pela vida em suas pequenas e singelas coisas
andar para longe de nós e rumo à eternidade
sentir cada viver
alegrar a cada momento
ler para nutrir
escutar teu apelo
tuas palavras são como um raiar em minha existência
tanta sabedoria
tanto pesar
neste momento venho diante de ti para
ofertar tua eternidade
meu pai, mentor e mestre de uma vida inteira
dedico esse momento de singelas palavras a você meu pai
obrigado por tudo!!!!!!!!3
descanse em paz nesse 11-04-2010
que assim seja
terça-feira, 2 de março de 2010
notícias boas
hoje, terminei finalmente minha formação em bacharelado. estou feliz e vou realizar meus sonhos futuros. somos sempre motivados por nossos sonhos. estes são o nosso motor, a nossa base e o nosso alento. Sem os sonhos não temos esperança, pois a vida não é feita somente de fatos reais, mas também de desejos e de esperanças em relação aquilo que sonhamos e que poderá se concretizar ou não. Nosso imaginário é composto de sonhos e de fantasias das mais diversas possíveis. Mas uma etapa foi cumprida, novos sonhos podem ser concretizados.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
consciência
quando vejo que possuo um corpo e uma mente, percebo que sou total e, ao mesmo tempo, distinto e único. sou tão somente humano, transcendo minhas possibilidades temporais e existenciais com apenas um pensamento. escolho tudo o que é possível dentro de meu mundo e também diversas possibilidades que ainda não foram concretizadas. A consciencia confere a cada sujeito uma identidade e unicidade diante de outros seres desse mundo, sendo algo que diz respeito a uma intimidade com nossa própria existencia
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
busca de sentido por parte de todo ser humano
Todos os sujeitos buscam realizar um sentido ao longo da vida. Por mais que sofram, que não vêem mais graça em continuar vivendo, os seres humanos precisam encontra uma motivação ao longo de suas vidas. Transcendemos as nossas possibilidades e buscamos significado para a nossa existência no mundo e para os nossos relacionamentos com os demais humanos. Respondemos às perguntas que são feitas ao longo de nossa vida.
Muitos sujeitos, apesar de viverem na riqueza, em uma vida sem dificuldades financeiras, amorosas, pessoais, não encontram mais sentido para existir nesse mundo. Apesar de se encontrarem em situações de vida invejadsas, não encontram mais sentido em continuar a se projetar e a se transcender. Por mais que possamos pensar que não temos o que fazer, que não estamos motivados, que nossa vida acabou, temos como motivar a nossa vida e encontrar algo ao longo de nossa caminhada. A vontade de sentido, como diz Viktor Frankl, é inerente a todo e qualquer ser humano.
Como podemos buscar um significado em nossa vida se ao menos não sabemos o que queremos?
Somente respondendo às perguntas e vivermos o presente, saberemos como responder a essa pergunta. Ainda de acordo com Frankl, mesmo em situações de desespero podemos encontrar uma causa por que lutamos ou alguém por que devemos continuar vivendo. Não se pode esquecer que para nos adaptarmos a nosso ambiente e para termos uma vida mais saudável, devemos buscar um significado ou um sentido para a nossa trajetória existencial.
Muitos sujeitos, apesar de viverem na riqueza, em uma vida sem dificuldades financeiras, amorosas, pessoais, não encontram mais sentido para existir nesse mundo. Apesar de se encontrarem em situações de vida invejadsas, não encontram mais sentido em continuar a se projetar e a se transcender. Por mais que possamos pensar que não temos o que fazer, que não estamos motivados, que nossa vida acabou, temos como motivar a nossa vida e encontrar algo ao longo de nossa caminhada. A vontade de sentido, como diz Viktor Frankl, é inerente a todo e qualquer ser humano.
Como podemos buscar um significado em nossa vida se ao menos não sabemos o que queremos?
Somente respondendo às perguntas e vivermos o presente, saberemos como responder a essa pergunta. Ainda de acordo com Frankl, mesmo em situações de desespero podemos encontrar uma causa por que lutamos ou alguém por que devemos continuar vivendo. Não se pode esquecer que para nos adaptarmos a nosso ambiente e para termos uma vida mais saudável, devemos buscar um significado ou um sentido para a nossa trajetória existencial.
Assinar:
Postagens (Atom)