Todos os sujeitos buscam realizar um sentido ao longo da vida. Por mais que sofram, que não vêem mais graça em continuar vivendo, os seres humanos precisam encontra uma motivação ao longo de suas vidas. Transcendemos as nossas possibilidades e buscamos significado para a nossa existência no mundo e para os nossos relacionamentos com os demais humanos. Respondemos às perguntas que são feitas ao longo de nossa vida.
Muitos sujeitos, apesar de viverem na riqueza, em uma vida sem dificuldades financeiras, amorosas, pessoais, não encontram mais sentido para existir nesse mundo. Apesar de se encontrarem em situações de vida invejadsas, não encontram mais sentido em continuar a se projetar e a se transcender. Por mais que possamos pensar que não temos o que fazer, que não estamos motivados, que nossa vida acabou, temos como motivar a nossa vida e encontrar algo ao longo de nossa caminhada. A vontade de sentido, como diz Viktor Frankl, é inerente a todo e qualquer ser humano.
Como podemos buscar um significado em nossa vida se ao menos não sabemos o que queremos?
Somente respondendo às perguntas e vivermos o presente, saberemos como responder a essa pergunta. Ainda de acordo com Frankl, mesmo em situações de desespero podemos encontrar uma causa por que lutamos ou alguém por que devemos continuar vivendo. Não se pode esquecer que para nos adaptarmos a nosso ambiente e para termos uma vida mais saudável, devemos buscar um significado ou um sentido para a nossa trajetória existencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário