domingo, 17 de janeiro de 2016

Pessoas

   Vivemos rodeados por pessoas. Umas surgem e desaparecem, outras ficam em nossas vidas por toda a nossa existência. Afinal, o que tornam as pessoas especiais? Apesar de ser uma pergunta de dificil resposta, se pararmos para refletir, obtemos algumas respostas. Uma primeira resposta diz respeito ao fato de pensarmos que  os outros que nos rodeiam são especiais para nós por suas ações concretas, por seus feitos observáveis e por uma infinidade de aspectos materais. Outra possível resposta se refere ao simples fato de as pessoas especiais serem apenas aquelas próximas fisicamente a nós. Eu poderia listar aqui uma série de possíveis respostas, mas irei fazer diferente. Para mim ser especial significa apenas algo: proximidade existencial. O que isso quer dizer? Estar próximo do ponto de vista existencial não corresponde à presença física das outras pessoas nem à ações materiais. As pessoas vivem em nós mesmo que não estejam fisicamente presentes, por isso termo disponibilidade existencial. Nem o tempo e nem a morte podem  apagar a presença dos outros em nossa vida. 
   Estar disponível envolve muito mais do que a concretude. Envolve ter com quem contar, por quem lutar, em quem pensar e por quem esperar mesmo com o passar do tempo. Somente nos realizamos enquanto sujeitos por meio da busca de um sentido. O nosso sentido se encontra também na disponibilidade existencial das outras pessoas. Basta nos desapegarmos da materialidade de nossa vida cotidiana. As pessoas ultrapassam a proximidade física e a presença concreta

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O ano de 2016

Esse ano que se inicia será repleto de grandes mudanças. Mudanças visíveis e invisíveis. Sempre me pergunto qual o sentido de mudanças materiais e concretas. Sempre esperamos mudanças com alguma comprovação concreta. Mas o que vemos, na verdade, são simples e pequenas mudanças. O que deveriamos valorizar são os pequenos momentos em que as surpresas surgem de forma inesperada diante de nossos olhos. Apesar de 2015 não ter sido um ano fácil em minha trajetória, valorizei cada um dos momentos em que pude vivenciar as mudanças. Pessoas morreram, dificuldades estiveram presentes e desafios surgiram, mas, apesar disso, pude experimentar o que vem a ser a vida cotidiana. Espero que, em 2016, eu possa viver cada momento de meu existir. A minha dedicação e meu empenho continuarão a fazer parte de minha trajetória, mas procurarei ser alguém melhor, pois enquanto eu viver não exitarei em experimentar o que essa vida pode me oferecer de melhor.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mudanças Necessárias:



   Há momentos em que a mudança se torna uma necessidade. Momentos em que mudanças devem ser feitas por cada indivíduo que deseja se transformar. Após cometer erros de decisão e fazer escolhas equivocadas, o sujeito se encontra diante de um dilema: mudanças são necessárias. Mas como mudar? A mudança não depende apenas da tomada de consciência por parte do indivíduo, mas também, de esforços e de coragem para enfrentar obstáculos. A simples motivação não basta para se empenhar em processos de mudança. Certo interesse e comprometimento são necessários para que transformações sejam efetuadas. 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O pessimista e o otimista:

   Certa vez um menino caminhava por uma estrada de terra. Andava, andava e não encontrava nada a sua frente. Após caminhar o dia todo, encontrou uma encruzilhada. Nesta havia um senhor de cabelos grisalhos e barbas longas. Este mesmo senhor estava sentado em um banco de madeira ao lado de uma placa indicando dois caminhos da encruzilhada. Como a escrita da placa estava apagada, o menino ficou em dúvida. Resolveu perguntar ao senhor. Inicialmente, o menino não obteve nenhuma resposta. Perguntou novamente e nada. Mas, após certa insistência, obteve a atenção do ansião. O menino perguntou qual era a melhor direção. O senhor disse que o primeiro caminho era repleto de animais selvagens e plantas plantas venenosas e que segunda era escuro e desembocava em um mar de fogo. 
   O ancião concluiu que nenhum caminho era seguro. Como não obteve uma resposta positiva, o menino resolveu percorrer o primeiro caminho. Mas, recebeu outra resposta negativa do senhor. Este disse que não sabia o que havia no final do primeiro caminha. Mesmo assim, aquele menino resolveu continuar a sua empreitada. Não se deixou abater com as negativas do senhor e com os obstáculos da travessia pelo primeiro caminho. Ao chegar no fim do caminho, o menino se deparou como uma casa. Na parte externa da casa surge, como derrepente, o mesmo senhor que o havia advertido anteriormente. Achando estranha a aparição do velho, o menino perguntou se era seguro entrar naquela casa. O ancião o advertiu novamente dizendo que na casa havia fantasmas, aranhas, ratos e baratas. Mas, novamente, o garoto resolve entrar na casa. Dormiu uma noite tranquila e foi embora no outro dia cedo. Quando estava fora da casa, encontou o velho que lhe fez uma pergunta: "por que você não escutou tudo o que eu disse?". 
   O menino respondeu que graças a sua coragem, força de vontade e atitude positiva, não havia motivo para temer os desafios que surgiram ao longo de sua trajetória. Concordando com a resposta, o senhor mostrou outro caminho ao menino. Este conseguiu chegar em sua casa.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Ano de 2015 2

Vou postando em partes.
namorei durante dois meses. Não deu certo, mas foi uma experiência válida.

Ano de 2015 1

Continuando, fui à São Paulo assistir outro show de Rock. Foi o Monsters of Rock 2015.

Ano de 2015

Após ficar um tempo sem escrever, resolvi retornar e postar um novo texto. Esse ano de 2015 está sendo bastante intenso para mim. Viajei, passei, fiz concurso, estudei, conheci outros estados, novas cidades, namorei, li, fui a shows de rock, enfim, vivi como nunca havia vivido em outros anos de minha vida. Não percebia o quanto poderia experimentar até então.

Começo com esta foto, pois representa um bom momento deste ano.