sexta-feira, 22 de abril de 2011

Instante

"Nada existe de mais difícil do que entregar-se ao instante. Esta dificuldade é dor humana. É nossa" Clarice Lispector

Difícil para mim é lidar com o que ocorre comigo neste instante, o que sinto no momento presente e atual, o que penso na hora presente, o que desejo agora.
Me imagino no futuro e penso no passado. Tudo flui ao mesmo tempo dentro de minha mente e meu espírito. Como posso me livrar do que fui e ao mesmo tempo não imaginar o que oorrerá comigo no futuro? Vou manter-me nesse fluxo temporal que é minha eternidade. Viver o presente é entregar-se às sensações que agora surgem no fluxo temporal em que me encontro. Percebo ao sentir cada instante de minha vida. Cada instante é um passado, presente e futuro, tudo junto ao mesmo tempo. Por isso, fluxo temporal. Como voltar minha atenção ao mundo-da-vida, da experiência cobcreta e imediata, como diz Hussserl? Devo partir da intuição que tenho de minha vida e dos diveros momentos. Cada percepção de minha "vida intencional subjetiva" é parte de uma percepção de um mesmo objeto ou coisa. Minha mente deve reunir tudo que percebi e trazer para esse momento que me encontro. É tão difícil trazer tudo para este instante. Saindo de tanta teoria, como me entregar às sensações de meu corpo e do mundo é uma tarefa complexa, mas desafiadora. Cada linha entrelaçada de meu ser se permeia no fluxo temporal e formam o momento presente e o que agora sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário