sexta-feira, 13 de maio de 2022

Corrente de Ar

 O vento sopra em minha face. Parece que uma corrente de ar me arrasta para fora de meu equilíbrio. Me força a caminhar contra o caminho mais fácil. Correntes de ar com tamanha força e intensidade que me joga em uma parede de espinhos. Levanto-me e continuo meu caminho de dificuldades. Encontro uma calmaria que me tranquiliza momentaneamente. Enfim, é o encontro de tudo que um dia chega ao fim.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

 Liberdade:


  O que significa ser livre? Liberdade é uma palavra que traz diversos significados. Desde que nascemos, nos libertamos. Saímos do útero materno e conhecemos o mundo exterior. Vivemos experiencias e passamos por transformações e mudanças. Estas, nem sempre, são fáceis de serem enfrentadas. Fazemos escolhas que impactam nossa vida e a vida das outras pessoas ao nosso redor. Temos liberdade de escolha, apesar das limitações físicas. A nossa liberdade é restrita ao que o meio circundante nos possibilita. Não podemos fazer tudo o que temos vontade sem ter que lidar com as consequências das decisões que tomamos. 

  Não podemos simplesmente roubar ou assassinar semelhantes. Há implicações legais em determinadas decisões que tomamos. Nascemos sozinhos, apesar de estarmos repletos de pessoas em nosso entorno. A angústia surge juntamente com nossa liberdade. A consciência que temos de nossa liberdade nos angustia a todo instante de nossa existência. Temos limitações físicas que tornam a nossa  existência  efêmera e passageira. Mas procuramos realizar algo que possa perdurar durante toda a eternidade. Nosso legado é eterno, nós não. A liberdade significa a possibilidade de fazer escolhas através de nosso próprio ser, ou seja, diz respeito à decisão que cada pessoa em particular deve tomar no decorrer de sua existência. Apesar do meio social influenciar nossas escolhas, a decisão final é de cada um de nós.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

 Há uma violência estrutural na sociedade brasileira. O governo através de suas ações também contribui para a violência. As políticas públicas respaldam as práticas violentas e  acabam incentivando os crimes que ocorrem. A polícia acaba contribuindo para as ações indevidas e passa a ser desacreditada. Além de receberem pouco, os policiais não contam com condições mínimas de atuação. Despreparo, falta de recursos e negligência por parte de órgãos públicos   podem contribuir para  a ampliação da violência estrutural. Tanto a polícia como os grupos organizados se utilizam da violência como forma de exercerem seu poder e domínio. Acaba por fazer parte natural da vida em sociedade, o que não deveria ser incentivado. Naturalizam a violência, o abuso de poder e autoridade, as mortes e os assassinatos.

sábado, 27 de março de 2021

Citação 1

 "O pensamento conservador sabe a importância de “convencer” (teoricamente),

de que “conservar” o estado de coisas como elas estão (praticamente) é fundamental e esta

é, evidentemente, uma atitude mais do que meramente teórica: é acima de tudo também

teórico-prática" (TIBURI, 2015, p 169).

segunda-feira, 27 de julho de 2020

O que aprendi durante o isolamento social ?

  Esse ano de 2020 trouxe para mim algo importante: não há nada como nosso lar. Não percebi esse mesmo fato até viver em isolamento em minha casa. Durante o ano de 2019, trabalhei intensamente e não percebi os benefícios de conviver em harmonia e proximidade com meus familiares. Percebi o quanto deveríamos valorizar nosso lar. A rotina do cotidiano nos afasta da convivência com nossa família. O lar é um ambiente de proteção, não apenas física, mas também, psicológica, convivência, tranquilidade, descanso, reflexão entre outros aspectos de nosso existir no mundo. Lar se estende para além do ambiente físico concreto, sendo reflexo da interação humana. Representa os passos iniciais de formação de nossa personalidade. Nos sentimos seguros e confortáveis em nossas casas. O lar representa uma base segura para o indivíduo. Cada elemento de nosso lar retrata o que nós somos enquanto sujeitos.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Início do Fim

O fim pode ser transformar no início de algo. Uma possibilidade de se alcançar um novo começo. Basta imaginarmos o fim como o início de novas possibilidades, de outros recomeços e de renovações em nossas vidas. Ciclos terminam em pequenas mortes e recomeçam por meio de nascimentos. Incertezas fazem parte de nossas vidas, mas o que nos torna seres humanos é a nossa vontade de superarmos obstáculos sejam quais forem surgindo. Até morrermos, passamos por diversos períodos de perdas. Pessoas morrem e ficam apenas lembranças, momentos passam e lembranças ficam. 

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Vivemos um período de incertezas e de ansiedade como nunca visto anteriormente em nossa história. O surgimento de uma nova pandemia traz uma série de questionamentos. Passamos a temer por nossas próprias vidas. Um universo  de incertezas se abre diante de cada pessoa. Por um lado, temos a ciência com seu discurso racional e objetivo. Por outro, a religião, política e senso comum. Em termos políticos, autoridades governamentais se utilizam de momentos de tensão para exercerem seu poder de "manipulação social". Ao invés de exercerem o que realmente é o seu papel, não  solucionam efetivamente os problemas sociais. Há uma "guerra de posições" entre os diversos seguimentos do poder. O controle de uma epidemia deveria ser o principal objetivo de qualquer forma de governo. Sinto-me angustiado diante do que ocorre no Brasil. O aumento dos casos de COVID-19  reflete a carência de esforços para o combate desse mesmo vírus. Temos um governante despreparado para comandar um país em plena crise de saúde pública.