Atravessei oceanos de lava incandescentes e enfrentei criaturas de tamanho descomunal. Escalei montanhas altas e picos assustadores. Passei por florestas tenebrosas e pântanos de água fétida. Me perdi em desertos de calor escaldante e cheguei em oásis cristalinos. Vi minha imagem em um lago e me perguntei como eu enfrentei todos os perigos dessa trajetória de autoconhecimento. O espelho da verdade estava próximo e eu sabia qual a resposta. Muitas vezes, criamos nossos próprios desafios que pensamos ser impossíveis. A verdade se encontra em nós mesmos. Temos todo potencial de enfrentamento e superação, mas precisamos acreditar em nós mesmos.
sábado, 4 de junho de 2022
quarta-feira, 1 de junho de 2022
O Todo
Tudo se encontra em um universo vasto repleto de estrelas, planetas, corpos celestes, galáxias e nós, seres humanos, pequenos e frágeis diante dessa mesma vastidão. Somos um rastro de poeira cósmica em um universo grande. Precisamos perceber que fazemos parte de uma totalidade maior do que nós mesmos. Tudo nessa vastidão não se perde, mesmo pessoas e outras formas de vida. Cada grão de areia forma um todo harmonioso que é maior que o somatório das partes. Se um elemento dessa mesma totalidade se move, todo o resto se modifica. Mesmo sendo insignificante, cada forma de vida é importante.
sexta-feira, 13 de maio de 2022
Corrente de Ar
O vento sopra em minha face. Parece que uma corrente de ar me arrasta para fora de meu equilíbrio. Me força a caminhar contra o caminho mais fácil. Correntes de ar com tamanha força e intensidade que me joga em uma parede de espinhos. Levanto-me e continuo meu caminho de dificuldades. Encontro uma calmaria que me tranquiliza momentaneamente. Enfim, é o encontro de tudo que um dia chega ao fim.
quarta-feira, 6 de abril de 2022
Liberdade:
O que significa ser livre? Liberdade é uma palavra que traz diversos significados. Desde que nascemos, nos libertamos. Saímos do útero materno e conhecemos o mundo exterior. Vivemos experiencias e passamos por transformações e mudanças. Estas, nem sempre, são fáceis de serem enfrentadas. Fazemos escolhas que impactam nossa vida e a vida das outras pessoas ao nosso redor. Temos liberdade de escolha, apesar das limitações físicas. A nossa liberdade é restrita ao que o meio circundante nos possibilita. Não podemos fazer tudo o que temos vontade sem ter que lidar com as consequências das decisões que tomamos.
Não podemos simplesmente roubar ou assassinar semelhantes. Há implicações legais em determinadas decisões que tomamos. Nascemos sozinhos, apesar de estarmos repletos de pessoas em nosso entorno. A angústia surge juntamente com nossa liberdade. A consciência que temos de nossa liberdade nos angustia a todo instante de nossa existência. Temos limitações físicas que tornam a nossa existência efêmera e passageira. Mas procuramos realizar algo que possa perdurar durante toda a eternidade. Nosso legado é eterno, nós não. A liberdade significa a possibilidade de fazer escolhas através de nosso próprio ser, ou seja, diz respeito à decisão que cada pessoa em particular deve tomar no decorrer de sua existência. Apesar do meio social influenciar nossas escolhas, a decisão final é de cada um de nós.
quinta-feira, 6 de maio de 2021
Há uma violência estrutural na sociedade brasileira. O governo através de suas ações também contribui para a violência. As políticas públicas respaldam as práticas violentas e acabam incentivando os crimes que ocorrem. A polícia acaba contribuindo para as ações indevidas e passa a ser desacreditada. Além de receberem pouco, os policiais não contam com condições mínimas de atuação. Despreparo, falta de recursos e negligência por parte de órgãos públicos podem contribuir para a ampliação da violência estrutural. Tanto a polícia como os grupos organizados se utilizam da violência como forma de exercerem seu poder e domínio. Acaba por fazer parte natural da vida em sociedade, o que não deveria ser incentivado. Naturalizam a violência, o abuso de poder e autoridade, as mortes e os assassinatos.
sábado, 27 de março de 2021
Citação 1
"O pensamento conservador sabe a importância de “convencer” (teoricamente),
de que “conservar” o estado de coisas como elas estão (praticamente) é fundamental e esta
é, evidentemente, uma atitude mais do que meramente teórica: é acima de tudo também
teórico-prática" (TIBURI, 2015, p 169).
