domingo, 15 de abril de 2018

Democracia?

      Chegamos ao ano de 2018 com mais perguntas do que respostas. Democracia, o que significa vivermos em um país democrático? Significa roubar dinheiro público? Significa agir de forma corrupta? Significa sobressair em detrimento das leis? Significa corromper os poderes legislativo, judiciário e executivo, juízes, entidades, decisões constitucionais? Significa articular golpes para manter políticos alvos de processos do Supremo Tribunal Federal? Podemos levantar uma série de questionamentos, mas respostas efetivas ainda não há. Os acontecimentos iniciados no ano passado ainda despertam certo interesse. Desde o final do período da ditadura militar, a democracia ainda não foi ameaçada como agora. Presidente sendo alvo de denúncias e processo de impeachment sem ter sido provado roubo, ex-presidente de esquerda sendo preso, vice-presidente assumindo o poder mesmo cometendo crime de roubo e desvio de dinheiro público. 
          Há vários exemplos que mostram mudanças nem sempre benéficas a Democracia que tanto defendemos no decorrer das lutas. Um retrocesso marca o processo político brasileiro. Vivemos um período de incertezas, dúvidas e de angústia generalizada. Diversos direitos sociais básicos foram e ainda são ameaçados. No ano de 2018, uma eleição se aproxima, mas não há escolhas confiáveis. Como podemos falar em Democracia diante de um prognóstico perturbador como esse? 
"A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal."https://www.significados.com.br/democracia. 

  Não observamos o exercício do poder por parte da população brasileira. Mesmo sendo democrático, o Brasil ainda é distante da verdadeira democracia. A impunidade marca as ações mais rotineiras. Políticas neoliberais também marcam o momento que vivemos. Dinheiro da população é desviado por políticos corruptos. Dinheiro que deveria ser reinvestido em benefício dessa mesma população. Vamos começar a pensar de forma crítica e consciente ao invés de alienada e desvinculada de nosso contexto. A democracia precisa ser resgatada por todos nós.